clinicaviverbsb.com.br 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

CSB 02, alameda tower, torre B, sala 822 - Taguatinga sul/DF

Tel: 061-3562-7568 

whatsapp 98178-5053

Acupuntura

Acupuntura tradicional 

Surgida há 4.500 anos, a acupuntura só se espalhou pelo Ocidente neste século

Década de 50: O governo chinês cria centros de pesquisa e integra os conhecimentos de medicina ocidental e oriental.

1972: Durante a viagem do presidente Richard Nixon à China, o jornalista James Reston tem de ser operado às pressas, vítima de apendicite, e é anestesiado com acupuntura. O mundo descobre a terapia chinesa.

1988: O tratamento é introduzido no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais mais antigos do mundo. 
Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura. 
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. 

A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas (qi) que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
O diagnóstico é feito através de um pentagrama,  após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. 

Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de  dois mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

 

Na acupuntura são utilizados vários recursos além das agulhas como: ventosas, moxas, eletroestimulação, laser, auriculoterapia...

O cuidado que você merece, os melhores profissionais.

Ventosaterapia

As ventosas são um tipo de terapia não invasiva, que tem como procedimento básico, a colocação de campânulas ou copos redondos de vidro sobre a pele, gerando a sucção do local, como ventosas.

 

Auriculoterapia

A técnica vem sendo difundida como forma de amenizar problemas mentais, relaxamento, e a cura de alguns tipos de doenças como: enxaqueca, tabagismo, dores no corpo, depressão, insônia, desânimo, baixa energia, e também como auxiliar no processo de emagrecimento, uma vez que esta técnica proporciona o controle da ansiedade e estresse.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos. A diferença é que a essa faz uso de agulhas ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. Geralmente, esse tratamento é para casos de pessoas com dores muito forte ou lesões mais graves.